Este guia é um despertar para o poder transformador das sementes e uma chamada à ação em prol da sustentabilidade. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o GreenComp, este manual é mais do que um conjunto de boas práticas: é uma ferramenta para inspirar mudança. Fica a conhecer as perspetivas de quem viveu o projeto, dentro e fora das escolas, e descobre como podes replicar estas ideias na tua comunidade. Cada página é um convite para agir.
Lançar a semente à terra e assistir ao espetáculo da germinação é mágico!
Esta parceria levou-nos a interagir, durante três manhãs, com cerca de 300 alunos de 11 turmas do Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão (Lisboa). Mais uma vez, esperamos ter deixado a sementinha da conservação
Dulce Freire, Reseed Project
Quando nos foi apresentado este projeto de educação ambiental não quisemos desperdiçar a oportunidade e a verdade é que está a "contaminar" a escola, ao nível dos alunos, professores e comunidade escolar. Acredito que, no futuro, as sementes que esta equipa lançou vão germinar em toda a escola.
Jorge Nascimento, diretor do Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão
O Martim adora o projeto, tanto que pediu para semear nesta fase de confinamento. Estamos a fazer sementeira de coentros, salsa e também ervilhas
Na capital, nascem hortas comunitárias, cooperativas de consumo e ações locais que procuram sensibilizar para a importância de preservar o ambiente. Atuando em diferentes áreas, os projetos têm em comum a vontade de promover a sustentabilidade e contrariar a cultura do descartável. Pelo meio, estreitam laços e criam novas comunidades.
Criar um banco de sementes a partir do espaço-escola. Uma ideia que levou à criação da associação margem simples e ao projeto Germinar um Banco de Sementes.