Pensado e criado para os utentes do Centro de Dia de Santo Condestável, em Lisboa, este projeto conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, da Caravana AgroEcológica e do Germinar um Banco de Sementes.
Através de uma viagem pela planta – raiz, folha, fruto e semente – ficas a conhecer a importância de preservar e multiplicar as sementes. Uma exposição que termina na horta da escola, onde poderás ver as variedades que lá germinam.
A origem do artesanato remonta a milhares de anos, desde que o homem aprendeu a manusear os elementos da natureza, como seja a polir pedras, fabricar tintas naturais ou esculpir em madeira.
Desde a era pré-histórica que o Homem utiliza elementos da natureza para a produção de pigmentos. Estes podem ser feitos a partir de elementos vivos e não vivos como seja a terra, minerais, partes de plantas, insetos, etc.
A maioria das plantas que consumimos são cultivadas para fins alimentares, e constituem a base da atividade agrícola. No entanto, muitas delas são consumidas depois de sofrerem transformações.
A partir de agora, e enquanto o coronavírus andar por aí, as atividades vão-te chegar por email. Não te preocupes com a horta, vais acompanhar o seu crescimento através de fotografias.
Este sábado recebemos mais de 40 professores, no âmbito das XXVI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental organizadas pela Aspea, que quiseram ver de perto o que andamos a fazer neste projeto.
A ação do Homem e as alterações climáticas estão a provocar a destruição de habitats e ecossistemas. Cabe a cada um de nós pensar em formas de os proteger.
Para termos uma horta sustentável, é necessário um bom planeamento daquilo que vais semear. Certas plantas são mais produtivas se estiverem na companhia de outras.
Antes de se começar a semear e plantar, há que pensar em tudo o que envolve uma horta – sol, vento, relevo, água, solo. Foi isso que aprendemos nesta aula.
Tal como numa floresta onde tudo cresce espontaneamente, há que procurar um equilíbrio entre as várias espécies para que tudo se desenvolva de forma saudável e em harmonia.