Utilização das plantas para artesanato
Como sabes, o artesanato é uma atividade que tem como objetivo a elaboração de determinado produto através de técnicas manuais e tradicionais, sendo realizada pelo artesão.
Também aqui as plantas têm tido um papel crucial, nomeadamente na criação de instrumentos, ferramentas, mas também de adornos tendo como exemplos colares feitos a partir de fios provenientes de plantas e sementes, coroas com flores para enfeitar o cabelo, tecidos feitos a partir de fibras de várias plantas, as tradicionais cestas de palha, entre outros.
Ao adquirirmos um objeto artesanal, feito com cuidado, esforço e empenho do artesão, podemos também intuir parte da história por trás dele, ao contrário do que acontece quando compramos um objeto produzido em série.
Com a preocupação acrescida pela “saúde do nosso planeta”, maior é a vontade de pensar em alternativas à produção massiva de objetos, de forma a diminuir o impacto ambiental, mas também promovendo a criação de objetos originais.
E todos nós podemos contribuir, basta dar largas à imaginação! Por isso, lançámos um exercício que consiste em utilizar sementes para construção de colares e pulseiras.
MATERIAL NECESSÁRIO - sementes (aproveita sementes que tenhas em casa: abóbora, laranja, limão, cerejas, pêssegos);
|
PROCESSO EM 8 PASSOS
|
A Carolina Marques, aluna do 6.ºB da Escola Secundária Josefa de Óbidos, criou a sua própria peça de artesanato de forma diferente. "Como não tinha sementes de abóbora usei macarrão".