Extração de pigmentos de origem natural

O tipo de utilização dado aos pigmentos tem evoluído ao longo do tempo, desde os homens primitivos que as utilizavam para pintura corporal e em pinturas rupestres, e mais tarde para tingir tecidos, couro, cosméticos, papel e alimentos.
A verdade é que a natureza que nos rodeia oferece uma imensidão de cores e tons. Num jardim - desde a terra às coloridas flores -, ou na nossa cozinha - a beterraba, o café ou o açafrão -, todas estas cores povoam o nosso dia a dia sem que demos por elas, e podem ser extraídas de várias formas.

Hoje em dia, muitos dos elementos utilizados já não são de origem natural isto é, não são extraídos exclusivamente de elementos da natureza, mas são de origem sintética, sendo importante ter atenção à sua toxicidade e eventuais danos para o ambiente.

Lançámos-te o desafio para extraíres pigmentos de origem natural, utilizando vegetais coloridos e diversificados que tens em casa. O Diogo Vasconcelos, aluno do 6.º B, aceitou e fez a experiência. Criou cores com a utilização de café, açafrão e espinafres e aproveitou-as para fazer pinturas. 

 

 

Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários terão de ser aprovados antes de serem exibidos