Parceiros3
BIP-ZIP
O Programa BIP-ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa foi criado em 2011 pela autarquia de Lisboa como um instrumento de política pública municipal, que visa dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos habitats abrangidos, através do apoio a projetos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, coletividades e organizações não-governamentais, contribuindo para o reforço da coesão socio-territorial no município.
O Banco de Sementes A.L. Belo Correia, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, é uma infraestrutura de conservação e investigação cujo objetivo principal é a conservação de sementes da flora Portuguesa a longo prazo. A conservação das espécies ameaçadas é uma prioridade e permite implementar em Portugal a Estratégia Global para a Conservação das Plantas. A coleção constitui assim um seguro contra a extinção das plantas no seu habitat natural, disponibilizando sementes para a reabilitação de habitats e a reintrodução de espécies ou reforço das suas populações. Constitui ainda uma fonte de material de origem e qualidade controladas para investigação científica. É o único membro nacional do ENSCONET-The European Native Seed Conservation Network, consórcio europeu que reúne 30 bancos de sementes de espécies autóctones.
RESEED PROJECT
O projeto que decorre na Universidade de Coimbra, liderado pela historiadora Dulce Freire, é financiado pelo European Research Council. O ReSEED visa analisar as transformações na agricultura historicamente associadas às sementes cultivadas, ao ambiente e à ação humana desde o século XVIII. O estudo contribuirá para compreender os impactos socioeconómicos e ecológicos da disseminação na Europa dos produtos alimentares dos novos mundos. A pesquisa centra-se na Península Ibérica, que foi a porta de entrada de muitas dessas sementes no velho continente. Os principais objetivos são construir uma geografia histórica das sementes locais cultivadas em Portugal e Espanha; mapear as redes sociais e institucionais que permitiram a circulação de velhas e novas sementes; e identificar as inovações relacionadas com as mudanças na agricultura regional.
LIVING SEEDS SEMENTES VIVAS SA
VALORSUL
A Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A. é a empresa responsável pelo tratamento e valorização das cerca de 950 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos, por ano, em 19 Municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste. A sua área de intervenção corresponde a menos de 4% da área total do país, mas valoriza mais de um quinto de todo o lixo doméstico produzido em Portugal. Esta imensa quantidade de resíduos é tratada e valorizada pela Valorsul através de um moderno Sistema de Gestão Integrada de Resíduos Urbanos (RU) adequado ao crescimento e à composição do nosso lixo urbano. Aquilo que se deitou para o lixo, na Valorsul volta a ser um recurso, uma matéria-prima capaz de se transformar numa nova caixa de cartão, numa nova garrafa de vidro, em energia elétrica, fertilizante para a agricultura ou em materiais para a construção de uma nova estrada.
O Grupo Carmo Wood desenvolve produtos e serviços no setor da fileira florestal, focando-se no valor entregue aos clientes, na sustentabilidade das suas práticas e na promoção do respeito pela pessoa, da dignidade e de condições de trabalho adequadas.